Mas afinal, qual é a melhor hora para tomar café? O hábito de tomar café pode proporcionar diversos benefícios, em razão da sua riqueza nutricional.
De acordo com as pesquisas mais recentes, o café tem diversas propriedades que contribuem para o bem-estar, como o aceleramento do metabolismo, aumento da expectativa de vida, redução dos riscos de doenças relativas a saúde mental, fortalecimento da memória, aumento da sensação de alerta, diminui os riscos de diabetes e protege contra o Alzheimer.
Todas essas propriedades podem ser amplificadas com a escolha de um produto de melhor qualidade.
Em contrapartida, há relatos de pessoas que sentem azia a depender do horário de consumo da bebida – para evitar esse desconforto, recomenda-se a escolha do horário correto para o consumo do café, além do controle da quantidade. Esse sintoma pode estar vinculado a ação do ácido gástrico fora do ambiente estomacal, uma vez que o café estimula a produção de ácido clorídrico no estômago.
Para escolher a melhor hora para tomar café e poder aproveitar todos os benefícios da bebida, é importante saber que uma das substâncias envolvidas no ciclo é o cortisol, o qual é produzido em maiores escalas entre 8 e 9h, 12 e 13h e 17h30 e 18h30.
O cortisol está relacionado com o nível de alerta do indivíduo e, se houver consumo de café nesses intervalos, a pessoa pode precisar de doses maiores para obter o mesmo efeito – em outras palavras, o consumo de café nesses intervalos faz com que o efeito da cafeína seja menos intenso.
Assim, recomenda-se que o consumo de café ocorra entre 9h30 e 11h30, e entre 13h30 e 17h, para que os níveis de cortisol estejam baixos e se possa aproveitar mais os benefícios da bebida.
Esse dado sugere que acordar e tomar um cafezinho em sequência pode não ser a melhor opção. De acordo com nutricionistas, se quiser usufruir do estado de alerta proporcionado pelo café, talvez a cafeína não deva ser consumida tão cedo assim.
Quando despertamos, nosso organismo está produzindo elevadas doses de cortisol justamente para nos ajudar a despertar.
Ao consumirmos café nesse momento, os níveis de cortisol se tornam ainda mais altos, constituindo um risco para pessoas ansiosas. Para esses consumidores, é melhor que a xícara de café aguarde até que o cortisol diminua no sangue, por volta das 9h30 da manhã.
Como o café é uma bebida estimulante, sabe-se que o seu consumo durante a noite pode prejudicar o sono. A potência da cafeína é medida por meio da “meia vida”, ou seja, o tempo necessário para que a concentração se reduza a metade – no caso da cafeína, a meia vida varia de quatro a sete horas, o que significa que, após sete horas do consumo, o corpo ainda pode apresentar efeitos.
A ingestão de cafeína antes de dormir acelera os batimentos cardíacos e eleva a temperatura corporal, dificultando a preparação do corpo para o sono.
Por essas razões, adeque seu horário de consumo do café para aproveitar todos os benefícios. E é claro: Não deixe de conhecer os cafés da Sam Café para melhorar ainda mais a sua experiência!
Acesse também as nossas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/samcaferc/
Instagram: https://www.instagram.com/samcafeespecial/