historia do cafe

A evolução do café – A história por trás da segunda bebida mais consumida do mundo

O café é uma paixão mundial, ele é mais do que um momento prazeroso no dia, ele remete a momentos especiais, união de família, encontro de amigos… os consumidores do café estão cada vez mais exigentes e amadurecidos em relação ao produto, mas você conhece a história por trás desse grão que encanta gerações?

Como surgiu o café?

O café é uma planta nativa das regiões altas da Etiópia, e algumas lendas sugerem a sua origem na história, já que não existem registros oficiais sobre isso.

Uma das lendas conta que um pastor etíope, chamado Kaldi, percebeu algo diferente nas plantas, pois suas cabras ficaram mais animadas depois de comerem os frutos amarelo avermelhados de alguns arbustos. Ele levou uma amostra ao monge da região, que imediatamente denominou como “fruto do diabo”, porém, uma segunda chance foi dada ao fruto depois que as plantas foram jogadas na fogueira e os monges sentiram o delicioso aroma dos grãos sendo torrados.

Já uma segunda versão dessa lenda conta que o primeiro monge visitado por Kaldi ficou interessado no fruto, preparou uma infusão com ele e assim que consumiu, confirmou os efeitos positivos e passou a prepara-lo sempre nas noites de reza.

Alguns registros afirmam que os etíopes se alimentavam do fruto do café por volta de 575 d.C., mesma época das lendas. A polpa do fruto era macerada e misturada em banha e também se faziam sucos, que fermentados, transformavam-se em bebidas alcoólicas.

Da Etiópia, o café foi levado para a Arábia, que passaram a cultivá-la, inclusive, deram origem ao nome: Kahwah ou Cahue, que significa Força.

Da Arábia o café foi levado ao Egito, depois para Turquia e depois Europa, mas foram os Holandeses que disseminaram o café para o mundo, transformando suas colônias nas Índias Orientais em grandes plantações de café e junto com Franceses e Portugueses transportaram para a América. No Brasil, o desenvolvimento do café confunde-se com a própria história do país, devido a sua grande importância econômica e social, que iniciou o Ciclo do Café.

Curiosidade sobre o café

Uma curiosidade é que a máquina de café expresso foi aperfeiçoada pelo italiano Achilles Gaggia em 1946, mas apenas em 1976, a empresa Saeco, também italiana, revolucionou o mercado do café expresso com a introdução das máquinas totalmente automáticas e passando a vender máquinas de uso comercial e também domésticas.

Café e Brasil

Atualmente, o Brasil é um dos principais produtores e exportadores de café do mundo, centenas de municípios pelo país possuem o grão como fonte de receita. A cafeicultura daqui produz diversos tipos de café, tendo cada vez mais adeptos do delicioso cafezinho.

Um novo momento para o café

O hábito de beber café está se tornando mais sofisticado, uma verdadeira experiência sensorial, o que faz com que o produtor influencie diretamente na qualidade do produto. Os consumidores mais exigentes questionam a variedade e estudam novos métodos de tomar café, querendo saber toda a história por trás da xícara.

A tecnologia já está influenciando uma nova revolução para o café, através de novos processos e técnicas diferenciadas para o plantio e a colheita e também para os métodos de preparo. Hoje em dia, muitos apreciadores têm vários processos para o preparo, como torradores e moedores que priorizam a qualidade dos grãos.

Há um novo mercado se abrindo para produtores, baristas, torrefadores e consumidores, cada vez mais pessoas se apaixonam pelo universo do café e suas infinitas possibilidades de consumo, tornando cada experiência sensorial única, ligando quem produz a quem consome.

Hoje somos capazes de apreciar muitos sabores e aromas e harmonizar certos tipos de café com determinados alimentos. Cada momento pede um tipo de café: seja um café mais forte, mais aromático ou até descafeinado, só não dá para ficar sem café

Agora que você já conheceu a origem do café e sua evolução pelo mundo, que tal dar upgrade no seu negócio ou no seu cantinho do café em casa? O Sam Café pode ser um grande aliado desses momentos tão especiais!

Clique aqui e conheça o universo do Sam Café, estamos ansiosos para fazer parte do momento mais precioso do seu dia!

Acesse também as nossas redes sociais e leve a gente para a sua casa:

Facebook: https://www.facebook.com/samcaferc/

Instagram: https://www.instagram.com/samcafeespecial/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/sam-caf%C3%A9/