Que o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil nós já sabemos! Mas, você sabe TUDO o que você precisa saber para apreciar um bom cafezinho?
Aqui vamos trazer alguns pontos básicos mas muito importantes que muita gente não sabe. Afinal, aquela frase “ah, mas café é café, é tudo igual…” é uma grande mentira!
O QUE É O CAFÉ?
O café é um fruto. Isso mesmo, UM FRUTO! Muitos não sabem disso ou não sabiam até ler esse post. A bebida é produzida a partir dos grãos torrados e moídos, originário das terras altas da Etiópia, em um local chamado Kaffa.
Diz a lenda que um pastor observou que seus carneiros andavam saltitantes e percorriam longas distâncias ao consumir as folhas e frutos do cafeeiro, então ele também provou do fruto e se sentiu mais vívido, mais disposto. Um monge ficou sabendo do ocorrido e começou a fazer a infusão desses frutos para resistir ao sono durante as orações e deu certo.
Sobre o pé de café
- As sementes se originam do fruto maduro, que chamamos de CEREJA;
- São lavados e despolpados, como o nome diz, é retirado a casca e a polpa;
- São secos até atingir 15 a 20% de umidade.
Após esses processos estão prontas para semeio que é feito entre Abril e Junho. Depois, entre Setembro e Novembro acontece a florada, os pés ficam lindos cheios de flores branquinhas. Da flor começa a surgir o fruto que se desenvolve após 6 a 8 meses para colheita.
5 anos é o tempo que demora para um pé produzir plenamente. Esse pé vai produzir em média 2,5kg de frutos por ano, isso corresponde a 0,5kg do café verde (em grão pronto para torrar), e após a torra teremos cerca de 0,4kg do café torrado.
As espécies de café
São mais de 60 tipos, os mais conhecidos são da família Arábica e Canéfora. A Arábica possui um subgrupo enorme, as caraterísticas principais são grãos maiores, grãos mais claros, são mais suave e doce. É produzido em menor escala e com pouca regularidade.
A Canéfora conta com as espécies Conilon e Robusta, característicos por serem grãos mais escuros, grãos miúdos, mais amargos. O processo de produção é mais fácil e se dá em grande escala e maior regularidade.
Dizemos que o Arábica é um café 100% puro, enquanto Canéfora normalmente para chegar em tipos de bebidas diferentes e com preços mais “acessíveis” são necessários fazer os famosos blends.
A torra do café
Os grãos passam por vários processos de seleção e separação. Após isso eles vão para o processo de torra onde eles ficam em movimento para garantir uma torra uniforme.
Vale lembrar que o ponto é de extrema importância. Pois você pode ter o melhor café do mundo nas mãos, mas se passar do ponto ele queima e perde toda a qualidade.
ATENÇÃO!!!
O café NÃO tem que ser preto! Quando os grãos são muito escuros e oleosos ou aqueles pacotes moídos que conhecemos como “extra forte”, quer dizer que passou do ponto e na maioria das vezes é para esconder impurezas.
Lembre-se, café é um fruto, quando bem selecionado e no ponto ideal ele deve ser suave, com leve adocicado.
O mundo do café é cheio de experiências, e aqui você poderá acompanhar toda semana algum assunto sobre o Ouro Negro do Brasil, e se você é um coffeelover ou conhece algum compartilha e clica aqui para comprar os produtos Sam Café.
Acesse também as nossas redes sociais e leve a gente para a sua casa:
Facebook: https://www.facebook.com/samcaferc/
Instagram: https://www.instagram.com/samcafeespecial/